sábado, 27 de abril de 2013

De carro pela Normandia - o último post antes da viagem

No último post antes da viagem, gostaria de contar um pouco sobre a parte mais desejada da viagem e o meu ponto de partida e local escolhido para celebração: a Normandia, mais precisamente o Mont Saint Michel.

Quando chegarmos em Rennes, um Ford Max estará à nossa espera (embora ele tenha assentos para 7 pessoas, ainda não sabemos o que faremos com as respectivas malas, mas isto é outro problema) para irmos diretamente a Saint Malo, na costa da Bretanha.

A chamada Cidade Corsária já foi uma ilha e existe desde o século VI, fundada por um monge de nome Maclou. É uma interessante vila originalmente criada intra-muros no estuário do rio Rance com o mar. Dali, dizem terem partido os piratas que descobriram o Canadá e é a cidade mais visitada da Bretanha.



De Saint Malo, seguindo pela costa, encontraremos - após andarmos uns 25 Km, a cidade de Cancale (não sei se ainda é Bretanha ou se já é Normandia, ocorre que a geografia não é o meu forte e estou com preguiça de procurar agora). Segundo o guia da Folha de São Paulo, Cancale é conhecida como a fornecedora oficial das melhores ostras da França. 


Vocês parariam por aqui?
Então... nous parlons, parlons, nous mangeons, mangeons  até que chegamos ao...

esperado, ao inesquecível, ao desejado

LE MONT SAINT MICHEL


Este cenário onírico é o segundo destino turístico da França, perdendo apenas para a Torre Eiffel. Situada na ilha de Mont-Tombe (Túmulo na Colina), fica na foz do Rio Couesnon e é coroada por uma abadia fortificada que tem quase o dobro da sua altura. O humilde oratório do século VIII passou a mosteiro beneditino e viveu seu apogeu nos séculos XII e XIII. Após a revolução, a abadia de peregrinação a São Miguel tornou-se prisão. (fonte: Guia Folha de São Paulo)

Existem outras coisas que me levam ao lugar onde o monge Aubert recebeu a ordem do Arcanjo para construir a abadia (esta lenda é interessante), mas não cabem neste já tão longo post. Fiquem com a imagens, retiradas todas da internet.

Daqui para a frente, descreverei nosso caminho de carro pela costa da Normandia até chegarmos a Bruges. Se não tiverem paciência para ler, fiquem com as imagens. O caminho entre MSM e Brugge tem 628 Km que poderão ser divididos em 3 paradas estratégicas antes do destino: Bayeux, Etretat e Le Treport. 

Bayuex é a primeira cidade de interesse no caminho entre Mont Saint Michel e Brugges. A 115 Km do MSM, é conhecida por sua tapeçaria que data do século XI e conta a história (em seus 69m por 0,50m de largura) da conquista da Inglaterra pela Normandia. Vocês poderão ler esta história através das fotos da tapeçaria histórica em http://www.ricardocosta.com/node/962




A 144 Km de Bayeux, estaremos em Étretat. 

Étretat é uma cidade da alta Normandia e um destino turístico importante na França por causa de suas falésias, incluindo três arcos naturais e de um quarto, chamado de “A ponta da agulha” (fotos). Na história, um fato interessante é que foi o último lugar onde foi visto o “Pássaro Branco” um biplano da 1ª. Guerra mundial pilotado pelos heróis de guerra Charles Nungesser e François Coli que tinham por objetivo realizar o primeiro vôo sem escalas entre a França e Nova York. A aeronave desapareceu nas águas do atlântico, e este é considerado um dos mistérios inexplicáveis da aviação mundial.


 Sobre nossa último ponto de interesse neste trajeto: Le Tréport, que fica a 113Km de Étretat, que fica a 144Km de Bayeux, que fica a 115Km do Mont Saint Michel.


É uma comuna francesa que tinha 6.277 habitantes em 1999, o que significa que hoje deva ter uns 8.000, ou seja, uma grande cidade. Assim como em Étretat, esta cidade marítima tem falésias e um funicular criado em 1908 

 
e atualizado em 2006, que tem quatro cabines e funciona gratuitamente, comunicando as partes alta e baixa da cidade.




Próximo destino: Bruges (já tem um post, lá pelo início do blog). Abraços a todos. 

Desejem-nos 

Boa Viagem.

Um comentário:

  1. que lina a Normandia!!Boa Viagem queridos!!!! logo nos vemos!! :) beijos em todos!

    ResponderExcluir

Viaje conosco. Você pode nos contar sobre um lugar especial que visitou, deixar dicas, contar "roubadas"... enfim, viajar é bom também por esta possibilidade de fazer amigos dos jeitos mais inusitados. Até mesmo por aqui.